LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A fala é o principal instrumento
de comunicação das crianças
com os professores e seus
colegas. Porém, é recente a tendência
de torná-la um conteúdo na Educação
Infantil. Hoje se sabe que todos precisam
saber se expressar e usar a linguagem
em variadas situações comunicativas:
conversas, entrevistas, seminários,
ao telefone, entre tantas outras.
Para desenvolver a comunicação oral
desde cedo, é importante diversificar
os assuntos tratados em sala de aula.
O grupo pode discutir sobre uma
reportagem, um fato recente
ou até sobre um texto científico.
Trazer outras pessoas para bater
papo também ajuda. Uma advertência:
quando planejar, avalie se a situação
reproduz o que acontece na sociedade.
Fazer um rodízio para que todos
falem em uma roda de conversa,
por exemplo, é uma coisa que
não existe no mundo adulto.

CADERNO DE RECORDAÇÕES

IDADE> A partir de 4 anos.
TEMPO> De 30 a 40 minutos.
ESPAÇO> Sala de atividades.
MATERIAL> Fotos ou objetos relacionados aos
relatos e uma caixa para guardá-los, caderno ou gravador.
OBJETIVOS> Contar de forma cada vez mais
organizada as próprias experiências e despertar
o interesse em ouvir os colegas.


As crianças vão falar de suas experiências
pessoais, como os passeios de férias, os encontros
com familiares, as brincadeiras com animais de
estimação e acontecimentos marcantes. Organize a
turma sentada em roda e explique como será a atividade.
Deixe à disposição dos pequenos materiais que ajudem
a organizar as lembranças e tragam mais detalhes
das experiências. Defina com a turma quantos dias
da semana serão utilizados para o trabalho. Providencie
um caderno ou um gravador para que as crianças possam
rever seus relatos, fazer acréscimos ou reorganizá-los.


TODOS SÃO AUTORES


IDADE> A partir de 4 anos.
TEMPO> De 10 a 15 minutos.
ESPAÇO> Sala de atividades ou biblioteca.
MATERIAL> Livros, fantasias e fantoches.

OBJETIVOS> Desenvolver a criatividade;
o respeito pela fala do outro; e o discurso narrativo.


Organize as crianças sentadas em roda e comece
contando uma história que elas conheçam bem.
Pode ser um conto ou uma fábula. Repentinamente,
pare e peça a elas que continuem, sendo fiéis
ao texto ou inventando. Deixe-as contar até um
determinado trecho e retome lendo a história
original. É possível também inverter a ordem
pedindo que os pequenos contem ou criem
o início. Deixe fantoches e fantasias à disposição
para a atividade ficar mais interessante.

MEU DIÁRIO.

IDADE> A partir de 4 anos.
TEMPO> De cinco a dez minutos por dia.
ESPAÇO> Sala de atividades.
MATERIAL> Caderno, caneta ou lápis, cola ou fita adesiva,
fotos e objetos relacionados às experiências diárias.

OBJETIVOS> Elaborar relatos e construir um diário
com escritos, fotos e outros objetos.



Ao fim de cada dia, reúna as crianças para falar sobre
as coisas mais marcantes que cada uma viveu na escola.
Anote as falas em um caderno e cole lembranças que
apóiem esses relatos, como fotografias, embalagem
de algum lanche que foi dividido entre os colegas ou
um desenho feito em grupo. Depois das duas primeiras
semanas, as crianças podem levar o diário para casa, uma
por vez, para contar à família as aventuras do dia-a-dia na
escola. Esta atividade pode se estender pelo ano.