INCLUSÃO DIGITAL - JOGOS E BRINCADEIRAS: Sistematização do estudo sobre futebol.

Faixa etária


4 e 5 anos



Conteúdo

Jogos e brincadeiras



Objetivo


- Sistematizar os estudos sobre futebol.



Material necessário

Computador, folhas de sulfite, lápis grafite e lápis de cor.






Flexibilização

Para trabalhar com crianças com deficiência visual, estimule a discussão e ofereça o texto escrito coletivamente em braile. Mesmo que a criança ainda não saiba ler, é importante que ela se familiarize com este sistema de escrita. Apresente, também, ilustrações em relevo e objetos que ajudem a criança a criar sua própria representação sobre o futebol. Colagens de papeis, tecidos e outros materiais, assim como o uso de colas de relevo são bons materiais para desenvolver esta atividade.



Desenvolvimento

Convide as crianças a registrar o que foi estudado e vivenciado sobre o futebol. Converse com elas sobre o que aprenderam até então: como surgiu o futebol, quais as diferenças entre o jogo profissional e o amador são questões que podem direcionar a conversa. Organize um texto coletivo, atuando como escriba. Convide o grupo para revisar. Digite o texto final, imprima e distribua cópias para que os pequenos façam ilustrações, relacionando com o que foi escrito.



Avaliação

Com os textos ilustrados em mãos, verifique se as crianças conseguem expressar as informações escritas. Em relação ao texto, observe se termos técnicos, como passar a bola, drible, falta, escanteio e lateral, aparecem.(Nova Escola)

TRABALHANDO COM TEXTOS INFORMATIVOS.



Objetivos


- Escutar a leitura de textos informativos feita pelo professor.

- Desenvolver comportamentos leitores e escritores quando se quer saber mais sobre um tema.

Conteúdos

- Familiarização com textos informativos: ler para saber mais.

- Exploração de diferentes fontes de informação e procedimentos de pesquisa.

 Faixa etária


0 a 3 anos

Tempo estimado

Seis aulas.



Material necessário

Livros, revistas, enciclopédias, jornais e documentários (vídeo ou DVD).



Flexibilização

A importância do acervo variado e da escolha de temas que façam parte do universo dos pequenos é crucial para a compreensão de crianças com deficiência intelectual. Na creche, todos ainda estão aprendendo a expressar-se e a adquirir autonomia. Por isso, é importante valorizar as habilidades e as limitações de cada criança. Aproximar a escolha dos assuntos das situações do cotidiano é fundamental. Diversifique os meios de acesso ao conteúdo na sala. Isso facilita o desenvolvimento da criança com deficiência. Capriche na interpretação ao longo da leitura do texto e leia pausadamente. Os pais da criança com deficiência intelectual podem reforçar a leitura em casa do texto indicado pela educadora e de outros textos. Fazer com que o pequeno reconte os conteúdos à sua maneira é um excelente exercício para que ele pratique a oralidade. Estimule a criança para que ela também faça observações junto dos colegas nas discussões na creche. Avalie se a criança conseguiu familiarizar-se com os livros e adquiriu noções sobre como manuseá-los.



Desenvolvimento

1ª etapa

Separe o material pertinente ao estudo que será feito. Cuide para que o tema desperte o interesse dos pequenos, como animais marinhos. Verifique se as fontes são confiáveis, organize um acervo variado e garanta que algumas das leituras sejam feitas com o material destinado a adultos: revistas, jornais e livros científicos de circulação social.



2ª etapa

Faça uma breve leitura de um texto informativo ou apresente trechos de documentários (por exemplo, um filme que mostre a interação dos animais no ambiente marinho). Proponha uma discussão sobre os assuntos abordados e levante as dúvidas da turma. Divida um cartaz em duas colunas e escreva, de um lado, "o que queremos saber" e, no outro, "o que aprendemos". Registre comentários das crianças, as questões que não foram respondidas e as que devem ser retomadas.



3ª etapa

Recupere o que já foi registrado e leve um novo texto. Atue como leitor-modelo: compartilhe como se faz uso de índices, indique onde estão o título e o subtítulo e faça a leitura do material. Registre num novo cartaz as descobertas realizadas.



4ª etapa

Apresente outro texto. Leia o título para a turma antecipar do que se trata. Faça pausas e releia trechos sempre que julgar importante. Caso apareçam palavras difíceis, aposte na compreensão por meio do contexto. Após a leitura, estimule que todos façam comentários e avancem em suas hipóteses. Registre as descobertas.



5ª etapa

Disponibilize diferentes materiais sobre o tema e coloque no centro da roda: podem ser livros com fotos, matérias com curiosidades, fichas técnicas com as características físicas dos animais marinhos etc. Oriente todos a fazer buscas com base nas ilustrações. Estimule o manuseio do material, dando pistas de como buscar dados e ajudando-os a marcar as páginas selecionadas. Quando finalizarem, retorne à roda e socialize o que encontraram. O objetivo é que as crianças possam olhar o material e participar da busca da informação.



6ª etapa

Confronte as perguntas levantadas na 2ª etapa e as descobertas feitas. Retome os cartazes para refletir sobre quais dúvidas foram esclarecidas e o que teriam que continuar pesquisando.



Avaliação

Verifique se as crianças demonstraram interesse no processo de pesquisa, se avançaram em relação às hipóteses iniciais e se levantaram novas questões. O propósito da atividade é desenvolver o gosto por ler para saber mais, manusear textos científicos de circulação social e compreender que podem aprender muito com eles. ( Fonte: nova escola) 

INCLUSÃO DIGITAL- SEGUÊNCIA DIDÁTICA

Pesquisa sobre as baleias




Objetivos

- Entrar em contato com textos informativos.

- Aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações.

- Pesquisar a vida das baleias.

- Usar alguns recursos do computador.



Conteúdos

- Texto informativo.

- Baleias.

- Procedimento de pesquisa em fontes diversas.

- Construção de familiaridade com o computador.



Anos

Pré-escola.
 4 a 5 anos


Tempo estimado

15 dias.



Material necessário

- Computador com acesso à internet e um editor de textos.

- Impressora, cartolinas e materiais pré-selecionados para pesquisa sobre baleias (como enciclopédias e revistas).

- Vídeos:

- Baleia Jubarte

- Baleia Azul

- Jogo:

Desafio Baleiês


Flexibilização

Adiante algumas das atividades que serão realizadas para a criança com deficiência visual. O acesso a um computador com teclado braile na sala de recursos é imprescindível, assim como a orientação do educador do AEE. É importante que desde cedo esta criança tenha contato com o computador e com o sistema braile, mesmo que ainda não saiba ler. Há softwares que podem ser instalados em qualquer computador e que servem para narrar o conteúdo dos sites, como o Jaws e o DOSVOX, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com relação aos vídeos, explique o assunto antecipadamente para a criança para que ela saiba o que vai ouvir. Imagens em relevo também podem ser apresentadas à criança cega. O trabalho em pequenos grupos ajuda na inclusão dos pequenos.


Desenvolvimento

1ª etapa

Exiba os vídeos Baleia Jubarte e Baleia Azul e questione o que as crianças sabem sobre baleias. Convide-as a descobrir detalhes sobre a vida desses animais usando o computador. Comporte-se como um modelo para elas: ao ligar a máquina e conectá-la à internet, verbalize os procedimentos. Elabore um cartaz com o que os pequenos sabem sobre esses animais e outro com o que desejam descobrir, fazendo o papel de escriba.



2ª etapa

Apresente os materiais para a turma pesquisar informações a respeito das baleias. Fale sobre consultar a internet também. Organize grupos para que cada um trabalhe com uma fonte. Enquanto algumas crianças observam enciclopédias, outras selecionam fotos de revista e as demais fazem buscas na internet com sua ajuda.



Antes, retome os cartazes para que todos saibam o que precisam buscar. Para trabalhar com o grupo do computador, apresente o site Ciência Hoje para Crianças. Explique o que pode ser feito e como digitar no campo da busca a palavra "baleia".



Se necessário, escreva o termo e oriente-as a digitá-la copiando. Questione a necessidade de imprimir tudo o que for descoberto e a validade de salvar os endereços para acessá-los depois. Proponha o rodízio dos grupos para que todos tenham contato com as fontes. Organize uma roda para socializar as descobertas.



3ª etapa

Acesse o site da revista Recreio(recreionline.abril.com.br) e apresente-o à turma, lendo os destaques. Aponte o campo de busca. Peça que os pequenos expliquem o que deve ser feito para encontrar informações sobre as baleias. Encaminhe-os a encontrar a ficha técnica delas.



4ª etapa

Reúna o grupo para brincar com o Desafio Baleiês. Todos devem jogar, usando o mouse. Se necessário, organize um rodízio.



5ª etapa

Convide o grupo a criar um cartaz com o que foi aprendido para responder aos questionamentos. Sugira usar o computador para escrever legendas para as fotos, por exemplo.



Avaliação

Analise os conhecimentos adquiridos pelas crianças sobre os animais e como elas passaram a lidar com o computador. É importante que tenham desenvolvido autonomia para identificar ícones para acessar a internet e pesquisar em sites.(Fonte: Nova Escola)


COMO INCLUIR O COMPUTADOR DE MANEIRA ADEQUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É cada vez mais presente no discurso dos educadores a ideia de que computador na escola só se for para ser usado como ferramenta pedagógica a fim de proporcionar aprendizagens às crianças.

Porém, quando esse é o assunto no currículo da pré-escola, ainda existem muitas dúvidas - inclusive na cabeça dos pais. Será que a máquina é realmente útil ou, no fim das contas, acaba virando mais um brinquedo na mão dos pequenos?
É  papel da escola apresentar os elementos do mundo em que vivemos e ensinar como interagir com eles. Segundo porque, ao planejar trabalhos com o computador na pré-escola, o educador permite que a turma desde cedo acesse diversas manifestações da linguagem. "O importante é não esquecer de que a tecnologia tem de ser usada para expandir conhecimentos
Por ser uma ferramenta para ajudar na ampliação dos saberes (e não o objeto da aprendizagem), a máquina deve ser incluída na rotina para a realização de pesquisas na internet, o desenvolvimento de projetos ou para o uso de jogos que tenham como tema algum conteúdo que esteja sendo explorado no momento, dentre outras possibilidades Não faz sentido reservar um tempo para aulas de informática a fim de ensinar como usar o mouse ou identificar os símbolos. Enquanto praticam a escrita do nome próprio, por exemplo, todos aprendem a operar o aparelho.