INCLUSÃO DIGITAL - JOGOS E BRINCADEIRAS: Sistematização do estudo sobre futebol.

Faixa etária


4 e 5 anos



Conteúdo

Jogos e brincadeiras



Objetivo


- Sistematizar os estudos sobre futebol.



Material necessário

Computador, folhas de sulfite, lápis grafite e lápis de cor.






Flexibilização

Para trabalhar com crianças com deficiência visual, estimule a discussão e ofereça o texto escrito coletivamente em braile. Mesmo que a criança ainda não saiba ler, é importante que ela se familiarize com este sistema de escrita. Apresente, também, ilustrações em relevo e objetos que ajudem a criança a criar sua própria representação sobre o futebol. Colagens de papeis, tecidos e outros materiais, assim como o uso de colas de relevo são bons materiais para desenvolver esta atividade.



Desenvolvimento

Convide as crianças a registrar o que foi estudado e vivenciado sobre o futebol. Converse com elas sobre o que aprenderam até então: como surgiu o futebol, quais as diferenças entre o jogo profissional e o amador são questões que podem direcionar a conversa. Organize um texto coletivo, atuando como escriba. Convide o grupo para revisar. Digite o texto final, imprima e distribua cópias para que os pequenos façam ilustrações, relacionando com o que foi escrito.



Avaliação

Com os textos ilustrados em mãos, verifique se as crianças conseguem expressar as informações escritas. Em relação ao texto, observe se termos técnicos, como passar a bola, drible, falta, escanteio e lateral, aparecem.(Nova Escola)