INCLUSÃO DIGITAL- SEGUÊNCIA DIDÁTICA

Pesquisa sobre as baleias




Objetivos

- Entrar em contato com textos informativos.

- Aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações.

- Pesquisar a vida das baleias.

- Usar alguns recursos do computador.



Conteúdos

- Texto informativo.

- Baleias.

- Procedimento de pesquisa em fontes diversas.

- Construção de familiaridade com o computador.



Anos

Pré-escola.
 4 a 5 anos


Tempo estimado

15 dias.



Material necessário

- Computador com acesso à internet e um editor de textos.

- Impressora, cartolinas e materiais pré-selecionados para pesquisa sobre baleias (como enciclopédias e revistas).

- Vídeos:

- Baleia Jubarte

- Baleia Azul

- Jogo:

Desafio Baleiês


Flexibilização

Adiante algumas das atividades que serão realizadas para a criança com deficiência visual. O acesso a um computador com teclado braile na sala de recursos é imprescindível, assim como a orientação do educador do AEE. É importante que desde cedo esta criança tenha contato com o computador e com o sistema braile, mesmo que ainda não saiba ler. Há softwares que podem ser instalados em qualquer computador e que servem para narrar o conteúdo dos sites, como o Jaws e o DOSVOX, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com relação aos vídeos, explique o assunto antecipadamente para a criança para que ela saiba o que vai ouvir. Imagens em relevo também podem ser apresentadas à criança cega. O trabalho em pequenos grupos ajuda na inclusão dos pequenos.


Desenvolvimento

1ª etapa

Exiba os vídeos Baleia Jubarte e Baleia Azul e questione o que as crianças sabem sobre baleias. Convide-as a descobrir detalhes sobre a vida desses animais usando o computador. Comporte-se como um modelo para elas: ao ligar a máquina e conectá-la à internet, verbalize os procedimentos. Elabore um cartaz com o que os pequenos sabem sobre esses animais e outro com o que desejam descobrir, fazendo o papel de escriba.



2ª etapa

Apresente os materiais para a turma pesquisar informações a respeito das baleias. Fale sobre consultar a internet também. Organize grupos para que cada um trabalhe com uma fonte. Enquanto algumas crianças observam enciclopédias, outras selecionam fotos de revista e as demais fazem buscas na internet com sua ajuda.



Antes, retome os cartazes para que todos saibam o que precisam buscar. Para trabalhar com o grupo do computador, apresente o site Ciência Hoje para Crianças. Explique o que pode ser feito e como digitar no campo da busca a palavra "baleia".



Se necessário, escreva o termo e oriente-as a digitá-la copiando. Questione a necessidade de imprimir tudo o que for descoberto e a validade de salvar os endereços para acessá-los depois. Proponha o rodízio dos grupos para que todos tenham contato com as fontes. Organize uma roda para socializar as descobertas.



3ª etapa

Acesse o site da revista Recreio(recreionline.abril.com.br) e apresente-o à turma, lendo os destaques. Aponte o campo de busca. Peça que os pequenos expliquem o que deve ser feito para encontrar informações sobre as baleias. Encaminhe-os a encontrar a ficha técnica delas.



4ª etapa

Reúna o grupo para brincar com o Desafio Baleiês. Todos devem jogar, usando o mouse. Se necessário, organize um rodízio.



5ª etapa

Convide o grupo a criar um cartaz com o que foi aprendido para responder aos questionamentos. Sugira usar o computador para escrever legendas para as fotos, por exemplo.



Avaliação

Analise os conhecimentos adquiridos pelas crianças sobre os animais e como elas passaram a lidar com o computador. É importante que tenham desenvolvido autonomia para identificar ícones para acessar a internet e pesquisar em sites.(Fonte: Nova Escola)